quinta-feira, maio 24, 2018

Campanha do Agasalho:parcerias já garantem doação de 20 mil peças

O prefeito Nelson Marchezan Júnior lançou, nesta quarta-feira, 23, a Campanha do Agasalho 2018 que tem como meta atingir 255 mil peças de roupas novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis, superando a arrecadação do ano passado, 245 mil peças. Durante a manhã já havia sido contabilizado mais de 20 mil peças, sendo 15 mil de doação da empresa Índigo-Manobra Solidária (operadora de estacionamentos) e 5.134, das Lojas Renner.  Realizado na Praça Montevidéo, em frente a Paço Municipal, o evento teve apresentação especial do grupo Bulls Cheerleaders, campeãs nacionais da modalidade de líderes ou animadoras de torcida. 

“Tenho a certeza que os porto-alegrenses e os gaúchos, juntamente com os padrinhos, participarão desta mobilização de atendimento aquelas pessoas que necessitam. Espero que superemos esta meta de 255 mil para que mais pessoas tenham o que vestir neste inverno”, destacou o prefeito em sua manifestação, agradecendo as doações que já começaram a chegar na Prefeitura feitas pelas Lojas Renner e Índigo. Marchezan disse, ainda, que haverá transparência total das doações para que todos saibam para onde foram e quantas pessoas foram atendidas e sugeriu a criação de um comitê que seria integrado pelos padrinhos, técnicos do Executivo e sociedade.

Para a secretária municipal do Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, a Campanha do Agasalho incentiva a responsabilidade social dos cidadãos, das empresas e das entidades em um movimento de solidariedade. “É importante que todos nós participemos desta mobilização, possibilitando que mais pessoas sejam atendidas”, salientou.

Falando em nome dos “padrinhos”, Eduardo Cidade da Rede Walmart, foi mais audacioso e lançou novo desafio: “Vamos arrecadar 300 mil peças em 2018”. Ele citou o mote da campanha que é evitar que a sensação das pessoas abrirem o armário e não terem o que vestir. 

As doações à campanha, que se estenderá até o dia 23 de agosto, serão encaminhadas para as entidades ligadas à Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), já beneficiadas em anos anteriores e as que se cadastrarem pelo aplicativo ou site. Em 2017 foram arrecadadas 253.849 peças de roupas, 7.710 calçados, 9.200 fraldas, 9.390kg de alimentos e 378 artigos de higiene. 

Porto Alegre aquecida - 
Alguns viadutos da cidade e as sacadas do Paço Municipal estarão enfeitados com toucas gigantes confeccionadas pelas tricoteiras do Grupo de Reciclagem Morro da Cruz, para simbolizar uma cidade aquecida pela solidariedade. 

Aplicativo e portal - Pelo aplicativo #EuFaçoPOA/Social/Agasalho, desenvolvido pela Procempa e disponível para Android e IOS, é possível acessar os pontos de coleta, com georefereciamento para localização, além das instituições que serão beneficiadas com as doações e o cadastro de novas instituições interessadas em receber os agasalhos. 

As informações também podem ser acessadas pelo portal da Prefeiturahttp://www2.portoalegre.rs.gov.br/campanhassolidarias/ . A página contém informações sobre os pontos de coleta, parceiros institucionais, e apresentará atualização da quantidade de peças doadas. Também será possível acompanhar notícias sobre a entrega das doações em seu destino final. 

Padrinhos - O evento terá “padrinhos”, empresas e instituições que farão campanhas internas para incentivar a doação entre seus parceiros, colaboradores e fornecedores. São padrinhos: Walmart, que por meio de suas bandeiras BIG e Nacional também é parceiro nas peças de divulgação da campanha, Lojas Renner, Índigo/Manobra Solidária, Defensoria Pública do Estado, Dimed/Panvel, Dmae, Carris, Federação Israelita, Ministério Público, PUCRS, Sistema Fecomércio RS, Sindilojas, Sindiregis, Unimed e Comando Militar do Sul.

Parceiros - São parceiros da Campanha do Agasalho 2018: Colégio Santa Inês, Colégio Sinodal Salvador, Colégio Marechal Rondon, Colégio Bom Jesus Sevigné, Colégio La Salle, Colégio Santa Marta, Colégio Província de São Pedro, ADVB, Unisinos Porto Alegre, Sicredi, Lojas Zara, Trensurb, GBOEX, Ouro e Prata, Conselho Regional de Contabilidade, Konica Minolta, Take04-Escola de TV e Cinema, Dentebelo Clínicas Odontológicas, Faculdade de Tecnologia em Saúde e Coca-Cola. 

Primeiras Ações - No sábado, dia 26, ocorre a primeira ação para arrecadar doações para a Campanha do Agasalho de Porto Alegre, é o Fitness Solidariedade, das 9h às 13h, no Tesourinha. No dia 17 de junho, ocorre a 7ª edição do Iom Mitzvah, a ação da comunidade judaica, que mobiliza voluntários de todas as idades entre os bairros da cidade recolhendo as doações.

Participaram do evento, entre outras autoridades, o vice-prefeito Gustavo Paim; a deputada estadual Zilá Breitenbach; o o secretário estadual adjunto do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Ademir Baretta, representando o governo do Estado; a Defensora Pública do RS, Isabel Wexel, representando a entidade; o Ten Cel Alessandro de Lima Marques, representando o Comando Militar do Sul e o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, Coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário